Apelidada de a “lâmpada do futuro”, o LED foi inventado por Nick Holonyak em 1962.
O significado da sigla LED é light emitting diode, ou em português, diodo emissor de luz. Ele é um componente eletrônico que quando energizado emite luz.
A substituição das lâmpadas convencionas pelas lâmpadas LED é uma forte tendência, pois oferece diversas vantagens, principalmente em termos de economia e durabilidade.
As lâmpadas LED são muito mais eficientes do que as lâmpadas comuns, pois produzem a mesma quantidade de lúmen (luz) utilizando muito menos energia.
As principais vantagens do LED
- Economia: Baixo consumo, economiza até 75% de energia comparado a lâmpadas tradicionais;
- Ecologicamente correto: Não faz o uso de chumbo ou mercúrio ou qualquer elemento que cause algum dano a natureza;
- Sem UV/IV: Não emite radiação infravermelho ou ultravioleta, sendo uma luz fria, que não aquece os ambientes e nem atrai insetos, além de não causar danos a pele, plantas ou objetos expostos, como moveis e decorações.
- Maior resistência: Resistente a vibrações e impactos, as lâmpadas LED não são frágeis e dificilmente quebram, ao contrário de todas as outras lâmpadas convencionais;
- Baixa emissão de CO²: As lâmpadas LED emitem significantemente menos carbono, um dos principais causadores do efeito estufa;
- Vida útil: As lâmpadas Philbra LED têm uma vida útil de 25 mil horas. Isso permite manter a lâmpada ligada durante 24 horas por dia durante 3 anos consecutivos. Comparado com as lâmpadas incandescentes, que tem vida útil de mil horas, podemos dizer que uma lâmpada LED tem durabilidade maior ou igual a 25 lâmpadas incandescentes. Além disso a tecnologia LED permite que a lâmpada seja ligada e desligada diversas vezes sem alterar sua vida útil.
LED e o meio ambiente
Como o LED não possui em sua composição metais pesados, podendo ter até 98% de sua composição reciclável, seu descarte é bem menos prejudicial ao meio ambiente do que as lâmpadas convencionais.
Além disso, pôr possuírem longa vida útil, superior as outras tecnologias, as lâmpadas não necessitam de trocas constantes, o que diminuiu a quantidade de descartes.
Philbra, ideias que brilham.